Segundo nossas observações que são confirmadas por muitos autores, podemos responder à pergunta título deste artigo, apontando, que de modo geral serve: para classificar, castigar, definir o destino dos alunos de acordo com as normas escolares. Pode-se afirmar que a avaliação tem assumido, e já há muito tempo, uma função seletiva, uma função de exclusão daqueles que costumam ser rotulados “menos capazes, com problemas familiares, com problemas de aprendizagem, sem vontade de estudar, sem assistência familiar” e muitos outros termos parecidos. Leia mais
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Gostei muito de reler isto:
“O importante não ‘é fazer como se’ cada um houvesse aprendido, mas permitir a cada um aprender”(Perrenoud, p. 165, 1999).
José.
José...
Ainda bem que não temos mais Perrenoud mas temos o José para auxiliar nas nossas reflexões!
Rs...
Abraço
Joelma
Seria muito bom se tivessemos o Perrenoud. Mas é bom saber que tem pessoas como o José, que lêem e sabem o que dizem!
Postar um comentário