quinta-feira, 29 de maio de 2008

Avaliação e Qualidade dos Recursos Eletrônicos

O impacto das tecnologias de informação e comunicação, a gestão do conhecimento e a tendência para a globalização são elementos que necessitam de um contexto educativo distinto. O novo modelo educativo, centrado na alfabetização digital, deve integrar as tecnologias de informação, comunicação e a aprendizagem e-learning. A criação de novos ambientes de aprendizagem e o acesso eficaz às fontes virtuais de saber demandam uma atenção especial à produção e utilização de conteúdos digitais onde a inovação será uma boa estratégia de mudança. Sob esse paradigma a profesora Maria Pinto, da Universidade de Granada, diserta sobre “Avaliação e Qualidade dos Recursos Eletrônicos”

4 comentários:

José disse...

Valiosa apresentação!

Muito obrigado por me oportunizar essa leitura!

Na minha opinião, as informações aí disponibilizadas, articuladas com as do texto do livro de Levy & Stockwell (2006, p.40-83) hão de ensejar ótimas reflexões!

José.

Julieta Sueldo Boedo disse...

Muito interessante a apresentação da professora Maria Pinto, podemos perceber quantos aspectos complexos estão envolvidos em um projeto de AVA, e como estes, por sua vez, também devem ser avaliados com vistas a sua atualização, adaptação e melhoria.

Daniervelin Pereira disse...

Olá,

Gostei bantante do conjunto de slides e retirei vários critérios para minha tarefa da WebQuest. Além desses critérios, a profa. apresenta tabelas e avaliações já feitas. Entre as afirmações dela, destaco a seguinte:

"A tendência atual é para que em cada momento exista um tipo de avaliação apropriada, ainda que se tenda para modelos mistos".

Abrs,
Dani

joelma disse...

Dani, Julieta e José...

O que mais me chamou a atenção no texto de Maria Pinto é a possibilidade de uma "certificação" para aferir a qualidade de AVAs... Acho que seria algo como "Iso 9000" onde esses ambientes teriam que se submeter a um padrão de qualidade mínimo antes de serem aceitos ou mesmo utilizados por instituições...
O que vocês pensam disso?

Abraços

Joelma