Segundo o dicionário online Websters, webquest é uma atividade de pesquisa e solução de problemas que busca informações na Web. Bernie Dodge desenvolveu o primeiro modelo de webquest em 1995, a popularidade da atividade veio rapidamente e já alcançou enumeras publicações em todo o mundo. Tal atividade é geralmente dividida em introdução, tarefa, processo, avaliação, conclusão e página do professor.
As webquests são baseadas em pressupostos construtivistas como o ensino colaborativo. Os alunos terão que ler, compreender, organizar as informações, discutir o assunto e tomar decisões sobre a conclusão do trabalho. As formas de produtos gerados nas tarefas das webquests são variadas. Os alunos podem criar slides, escrever textos e usar mídias variadas em suas apresentações. Em seus propósitos didáticos a webquest traz o incentivo à pesquisa e exploração do conteúdo pelo aluno, aprendizagem colaborativa por sua característica construtivista, reflexão individual e coletiva, aguça o pensamento crítico, desenvolvimentos de conceitos e ampliação do conhecimento com maior controle por parte do aluno. Para alcançar todos esses objetivos as webquests combinam tarefas autênticas e leitura crítica.
Aspectos levantados no fórum de discussões sobre Avaliação na primeira rodada.
Para que possamos verificar os pontos abordados no fórum de discussão sobre Avaliação, realizado no TELEDUC no período de 15/04/2008 a 19/04/2008 e realizar uma análise crítica, ou mesmo avaliativa do que foi feito, estamos disponibilizando aqui um apanhado geral das nossas interações!
Nenhum comentário:
Postar um comentário